Vender sem vender com marketing de conteúdo
Não podia fazer mais sentido esta frase, nesta altura.
Pois bem, estamos a falar do marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo não só é extremamente importante pela perceção que estabelece junto do público, como possibilita a conversão em confiança e ao mesmo tempo aumenta a notoriedade da sua marca.
E porque fará todo o sentido este tema no momento em que vivemos?
Na atual conjuntura, e aqui referimo-nos ao surto do novo Coronavírus, em que somos aconselhados a ficar em casa e por consequência, somos obrigados (em muitos casos) a deixar de trabalhar, não quer por isso dizer que PARE DE TRABALHAR! Ou seja, deve continuar a manter o contacto com o seu publico-alvo e é neste ponto que vamos tocar mais à frente no decorrer do artigo.
Mas, afinal como é que se vende sem vender e porque é este o momento ideal?
Neste momento milhares e milhares de pessoas estão em casa a cumprir a sua quarentena e a despender muito do seu tempo online. Todos os dias lhes surgem novos conteúdos de novas marcas, suscitando assim novos interesses. E é por isso que (e no seguimento do nosso artigo anteriormente publicado), aconselhamos vivamente que não deixe de comunicar com eles. Com isto, não nos referimos ao oportunismo que tem surgido no mercado, causado por esta epidemia, em que muitos se aproveitam da necessidade de outros para vender e vender, muitas vezes a preços incomuns, referimos-nos sim, ao acompanhamento que deve fazer junto do seu publico-alvo.
Por isso afirmamos, que “aproveite” o momento para falar com os seus clientes ou seguidores, expondo-lhes conteúdos relevantes e de interesse e não deixe cair o laço de confiança e a fidelidade que tem com eles. Mais tarde quando voltarmos à normalidade com toda a certeza terá a sua notoriedade mantida e até mesmo melhorada.
A importância de uma estratégia de marketing de conteúdo
Qualquer consumidor procura opiniões ou qualquer outro tipo de artigos que lhes possibilite formalizar uma decisão no momento em que escolhe uma marca em vez de outra. Ao longo do canal de marketing, o conteúdo é um fator chave que leva um consumidor a escolher entre si e a concorrência. E é aqui que um bom marketing de conteúdo entra.
Quando lê algo atrativo e que lhe acrescenta valor de alguma forma, a perceção e a imagem reflete-se para a marca.
Mais valor, gera mais confiança
Quanto mais valioso for o seu conteúdo, também a sua confiança perante o mercado aumenta. Essa confiança gera leads, partilhas e outras interações.
Para além disto, um conteúdo otimizado ajuda na melhoria do Search Engine Optimization (SEO), que desempenha um papel importantíssimo no que toca à visibilidade online de qualquer negócio.
Sites com conteúdos consistentes em blogs têm em média 434% mais páginas indexadas pelos mecanismos de pesquisa, ao invés daqueles que não o fazem.
O Awareness gerado, significa também mais tempo despendido no site, tendo um impacto positivo no seu SEO, sendo este um indicador importante para a indexação nos motores de busca.
É importante perceber que o marketing de conteúdo é um trabalho intensivo e contínuo, sendo que os resultados não são imediatos. Especialmente quando falamos de SEO.
Eis um facto:
Mais de 80% dos profissionais de marketing presenciaram um aumento no tráfego, com um investimento de apenas 6 horas por semana em conteúdos de social media.
Conteúdo reflete conhecimento pelo assunto
Esta afirmação vem responder, a quem se está a perguntar: mas o que é produzir bom conteúdo?
Não nos podemos cingir apenas à produção de conteúdos que já ninguém quer ler, que não acrescenta qualquer valor ou simplesmente não é diferenciador. Os “consumidores” dos seus conteúdos, são os seus clientes ou poderão vir a ser os seus potenciais clientes. Por isso, é importante perceber que tipo de conteúdo lhes interessa, não só para os poder alimentar de bom conteúdo, mas também para definir o tipo de linguagem que se vai adotar no discurso.
Publicar bom conteúdo = Construção de boas relações com o público-alvo
A confiança é tudo nos dias de hoje, principalmente, quando queremos marcar a diferença entre os concorrentes. Construir confiança em torno da sua marca é meio caminho andado para aumentar a sua presença, podendo aumentar a sua audiência e alcançar mais leads.
O marketing de conteúdo permite-lhe demonstrar experiência num assunto, ao mesmo tempo que oferece conhecimento que ajuda os leitores a tomarem uma decisão mais certeira.
Sabia que aproximadamente 78% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de artigos com qualidade do que em conteúdo publicitário?
Mesmo que a sua campanha publicitária seja muito criativa e com uma apresentação maravilhosa, se o discurso for demasiado focado na venda, os leitores tendem a desligar do “assunto”. O futuro do marketing depende muito do marketing de conteúdo. Obviamente todas as empresas querem obter tráfego orgânico para o site. Para tal é necessário ter um conteúdo que seja possível de encontrar e ser “percebido” pelos mecanismos de pesquisa. As organizações têm objetivos diferentes quando usam o marketing de conteúdos. Marketeers de B2C , têm como objetivo principal criar awareness em torno da marca, enquanto que para B2B um dos principais objetivos é gerar leads. Outro dos objetivos comuns inclui direcionar para o compromisso, retenção de clientes, vendas e economia de custos. A forma mais adotada de partilha de conteúdos e usada por mais de 80% dos marketeers são os blogs. Esta é uma ferramenta essencial para atrair tráfego qualificado.
Websites que produzem conteúdo para blog tendem a ter mais 434% de páginas indexadas, mais 97% de inbound links nos motores de busca e mais 55% de visitas.
Este meio de difusão de conteúdo, permite abordar vários temas. Sejam eles sobre a indústria em que trabalha, seja outro tema adequado aos interesses do seu público. Desta forma, o conteúdo é propagado para que os motores de busca possam indexar aumentando assim a probabilidade de ser encontrado online.
Existem muitos outros tipos de formatos para uma estratégia de marketing de conteúdos como: vídeo, podcasts, webinars, infográficos, entre muitos outros. Tudo dependerá do seu tipo de comunicação e da sua estratégia.