Ao contrário da relação Ciência / Religião, Web Design e SEO são aliados.
Toda a gente sabe que ciência e religião nunca se deram bem. Tanto que entre cientistas e físicos discute-se, que não há cá espaço para crenças. Se existem, é necessário substituí-las por factos.
Na Younik, somos como os cientistas. Estudamos, observamos, recolhemos dados e executamos. Não temos espaço para crenças. Preferimos ter certezas e ser assertivos em tudo o que metemos as mãos.
Com as crenças fora da porta, demonstramos de seguida, como associamos o SEO e o Web Design aquando da construção de um website, tornando-o não só num site “todo fancy”, como otimizado para os motores de busca.
Acha que ter um site visualmente agradável é suficiente? Engane-se. Para quê ter um site bonito se depois ninguém o encontra?!
Se a sua empresa ainda não tem um site otimizado para os motores de busca ao mesmo tempo que alia um design agradável então… não é um site incrível!
Ah e tal mas já investi na criação de um site e em anúncios no Google e mesmo assim não tenho os resultados esperados?
Então deixe essas questões para quem sabe.
Sabe quem é que sabe? A Younik.
Vamos começar por, muito sucintamente explicar o que é SEO. Traduzido à letra, esta é a sigla para Search Engine Optimization e consiste num conjunto de estratégias e técnicas de otimização de sites (ou blogs) para que o robot do Google e outros motores de busca os entenda mais facilmente.
Com estas estratégias aplicadas os motores de busca conseguem avaliar a estrutura dos websites (como se fossem uns “cyberjuris”) e assim posicionar os mais relevantes no topo dos resultados orgânicos de pesquisas.
A maior vantagem do SEO é claramente uma melhoria do posicionamento dos seu site nos resultados orgânicos da pesquisa, em consequência de um aumento de leads e eventualmente mais vendas.
Aqui estão alguns números, para não achar que o estamos a enganar :
– Apenas 6% das pessoas clicam num link patrocinado quando pesquisam no Google. Ou seja, 94% clica em resultados orgânicos. *
– Para páginas não patrocinadas, a primeira posição nos motores de busca gera 35% do tráfego, a segunda posição 15% e a terceira 11%. *
Outro dado bastante importante é que 50% dos negócios não têm uma estratégia de marketing digital integrada. Inclui-se nesta percentagem?
Depois disto, torna-se mais fácil de entender o porquê de associarmos SEO e Web Design e destes dois andarem sempre de mão dada na nossa agência.
Vamos dar-lhe a conhecer alguns (para não revelar assim tudo, claro) dos nossos princípios para uma estratégia deste tipo ser eficaz:
- Organização/estrutura do site – Porque encontrar o que queremos dentro do site é primordial. Desta forma auxilia não só o utilizador, como os mecanismos de busca a entender o contexto .
- Qualidade do conteúdo – Porque robots distinguirem o que é um bom e um mau conteúdo já é possível. Este é um dos factores mais importantes para o algoritmo do Google.
- Design responsivo – Porque já ninguém utiliza só o desktop para fazer pesquisas.
- Aparência – Porque estar na moda é essencial.
Tem 2 caminhos a partir daqui:
- Perder o seu tempo e dinheiro com uma estratégia fora do “mundo digital” ou mesmo sem sequer uma estratégia de marketing digital.
ou - Deixar conosco. Tão simples quanto isso.
* Estudo retirado da smartinsights.com